O que é Draga ?

O que é Draga ?

A draga é um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso d´água, não muito profundo e para limpar a água.

Sua função mais comum é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído.

Uma draga móvel é uma embarcação para desassoreamento dos leitos dos rios e mares, tendo capacidade própria para transportar e bascular os dejetos e/ou minérios. Há dragas móveis de diversas capacidades e tamanhos.

O que é Dragagem ?

O que é Dragagem ?
Técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, através de equipamentos denominados “dragas”. Estes equipamentos operam em sistemas adequados ao material a ser dragado e a sua forma de disposição.

sábado, 1 de outubro de 2011

Edital de dragagem é o primeiro passo para as obras no Porto de Vitória


Edital de dragagem é o primeiro passo para as obras no Porto de Vitória

Redação/ Sep - 30/09/2011

Foi lançado hoje (30) o Edital de Licitação da dragagem de aprofundamento e derrocagem do canal de acesso do Porto de Vitória. O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, participou da solenidade, que aconteceu no Cais Comercial de Vitória, sede administrativa do Porto.

Além da dragagem no valor de R$ 108,8 milhões a Secretaria de Portos (SEP), irá recuperar, alargar e ampliar o Cais Comercial, construir um pátio de Estocagem para Carga Pesada, berços e retroárea nos Dolfins do Atalaia, dotando o porto de toda a infraestrutura necessária para o aumento da movimentação de cargas que já está ocorrendo no estado. Estas outras obras, no valor de R$ 313,4 fazem parte do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

O Ministro irá anunciar ainda o investimento de R$ 20 milhões para a elaboração de estudos e projetos para a implantação do Porto de Águas Profundas.


Dragagem

Com previsão de catorze meses de trabalho, serão retirados da baía 1,8 milhão de metros cúbicos de material e 100 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de pedras ao longo dos 7 km do canal e da bacia de evolução). A profundidade passará de 10,7 metros para 14,5 metros. Atualmente, devido ao baixo calado, o Porto de Vitória trabalha com 50% de sua capacidade.

Já a obra de reforma, alargamento e ampliação dos berços 101 e 102 do Cais de Vitória consumirá 15 meses para sua conclusão, com previsão de término para dezembro de 2012. A obra será executada pela Carioca Cristiani Nielsen Engenharia. O comprimento do cais passará dos atuais 356 metros para 456 metros, e o calado de 7,7 para 12,5 metros. A área operacional passará de 26 mil metros para 40 mil m2.

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