O que é Draga ?

O que é Draga ?

A draga é um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso d´água, não muito profundo e para limpar a água.

Sua função mais comum é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído.

Uma draga móvel é uma embarcação para desassoreamento dos leitos dos rios e mares, tendo capacidade própria para transportar e bascular os dejetos e/ou minérios. Há dragas móveis de diversas capacidades e tamanhos.

O que é Dragagem ?

O que é Dragagem ?
Técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, através de equipamentos denominados “dragas”. Estes equipamentos operam em sistemas adequados ao material a ser dragado e a sua forma de disposição.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

SEM CONCORRÊNCIA NA BAÍA BABITONGA


SEM CONCORRÊNCIA NA BAÍA BABITONGA


“Não vamos competir com ninguém. Vamos acrescentar capacidade e vamos ser mais uma opção”,disse o diretor comercial do Porto Itapoá, Patrício Júnior,durante a reunião plenária da Acij (Associação Empresarial de Joinville), que também contou com a participação do diretor do Porto de São Francisco do Sul,Paulo César Côrtes Corsi. A visita na Acij serviu para ambos os terminais apresentarem os investimentos realizados nos últimos anos e os planos para o futuro.
Júnior disse que espera que o Porto Itapoá seja o porto de Joinville. Segundo ele, o terminal, que já recebeu R$ 500 milhões em investimentos privados, nasce cheio. “As ampliações vão começar o mais breve possível para podermos atender à demanda”, frisa. A capacidade do Porto Itapoá é movimentar até 300 mil contêineres por ano. Na segunda fase do projeto 700 mil e, na última, um milhão.
Com perfil diferente do Porto Itapoá, por transportar cargas mistas (contêiner, solta e à granel), o porto de São Francisco do Sul movimentou 10,3 milhões de toneladas em 2010, sendo responsável por 48% de toda a movimentação portuária de Santa Catarina. “Sabemos que esse percentual deve  cair, mas não porque perderemos espaço, mas porque teremos mais um para atrair novas cargas e para dividir a responsabilidade”, argumentou Corsi, ressaltando a relação de parceria.
Nos últimos anos, R$ 100 milhões foram investidos no porto francisquense, que terá nos próximos meses seis berços de atracação contra dois de Itapoá. Outros três berços estão nos planos, sendo dois  de  investimentos  privados, mas ainda sem prazo. “Exemplo da parceria é o aprofundamento e alargamento do acesso à baía Babitonga, que vai beneficiar os dois terminais”, disse Corsi.
O acesso aos portos é o mesmo e passará de 12 para 14 metros de calado. A largura de 100 metros passará para 160. A obra deve ficar pronta em breve.

Na foto acima: Presidente da Acij, Udo Döhler (E), presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi e diretor comercial do Porto de Itapoá, Patrício Junior.
 
Fonte: Jornal Notícias do Dia - Nº 1.452- Página 7 - Foto: Carlos Junio

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