O que é Draga ?

O que é Draga ?

A draga é um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso d´água, não muito profundo e para limpar a água.

Sua função mais comum é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo do mar ou do leito dos rios e canais. Geralmente junto à draga operam uma chata e um rebocador, para recolhimento e descarte do material extraído.

Uma draga móvel é uma embarcação para desassoreamento dos leitos dos rios e mares, tendo capacidade própria para transportar e bascular os dejetos e/ou minérios. Há dragas móveis de diversas capacidades e tamanhos.

O que é Dragagem ?

O que é Dragagem ?
Técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, através de equipamentos denominados “dragas”. Estes equipamentos operam em sistemas adequados ao material a ser dragado e a sua forma de disposição.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Draga Virgínia atraca na enseada do Mucuripe


Draga Virgínia atraca na enseada do Mucuripe

A Tribuna - 17/08/2011

Atracou na enseada do Mucuripe, na sexta-feira (12), a draga Virgínia, que finalizará a obra de dragagem de aprofundamento do Porto de Fortaleza para -14m. A draga concluirá os 5% restantes da obra, com trabalhos específicos nos berços de atracação do cais comercial e do píer petroleiro.

A obra, uma aspiração antiga da comunidade portuária (operadores portuários, armadores, importadores, exportadores, trabalhadores e autoridade portuária), teve início em setembro de 2010 e já conclui as etapas de aprofundamento para -14m da bacia de evolução e do canal de acesso ao porto.

A draga Virgínia, que veio do Porto de Cabedelo, deverá concluir os 5% restantes do trabalho em no máximo trinta dias. A capacidade da draga é de 753.3 m³ por ciclo, que dependendo da densidade do material retirado (lama ou areia) leva em torno de 20 minutos a 1 hora para concluir a operação. A previsão é que a draga Virgínia entre em operação na próxima semana, após liberação da documentação junto à Capitania dos Portos do Ceará.

Fonte: Portal Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.